John Bunyan: Um retrato de si



  As dúvidas acerca da salvação perfilham a mente de muitos mortais que povoam este globo, o desejo de saber quais caminhos se deve trilhar. Muitos carregam essa dúvida na consciência. Dúvidas tais como: Será que sou realmente salvo? E a bíblia? será que realmente é verdade? Como faço para encontrar a salvação? São tantas dúvidas! Jonh Bunyan viveu essas angustias no mais profundo de sua alma. Ele experienciou, há mais de 400 anos, semelhantes lutas que vivemos hoje e fez um extenso relato em sua autobiografia, que, diga-se de passagem, tem sua primeira tradução em português do Brasil  pela editora fiel, (edição 2012). Ler os escritos da Bunyan não somente nos identifica com nossos dilemas, mas nos fortalece para caminhar mais e mais na jornada da fé.      Bunyan é conhecido pelo seu famoso trabalho "O peregrino", um clássico da literatura cristã, que, segundo alguns, é o livro mais lido entre os cristãos depois da bíblia. Sem dúvidas "O peregrino" é uma grande alusão não somente a vida pessoal de Bunyan, mas de todos os cristãos rumo à cidade celestial.     
Na biografia Bunyan conta suas lutas, seus dessabores, sofrimentos e também suas vitórias. Um testemunho de um servo de Deus valente e persistente, que ficou mais de doze anos preso por pregar a palavra de Deus. Mas sua verdadeira prisão foi quando estava no mundo, atrás das grades do pecado. Quando Cristo o salvou foi encarcerado, condenado por heresia e por pregar fora da igreja oficial católica, à época, da Inglaterra, o que era crime. Na prisão, com um exemplar da bíblia, lutou em grandes campos de batalhas, e foi lá (na prisão)  que escreveu grande parte de "O peregrino" e outros vários livros. Quando foi solto, por motivo da revogação das leis que o colocou no cárcere, foi aclamado pastor em sua congregação, respeitado pelos irmãos e honrado por Deus. A vida de Bunyan foi um exemplo de perseverança e fé, em seu livro "Graça abundante ao principal dos pecadores" ele compartilha conosco um pouco do que viveu.
Recomendo portanto a leitura de Graça Abundante ao principal dos pecadores, isto é, se você já leu o peregrino, se não você está altamente recomendado ler primeiro O peregrino.
Boas leituras!!! 

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra-te

O Deus do Velho e do Novo Testamento